Procurando o que fazer na internet? Acesse o Minilua!
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

Barco irá navegar em lago da lua Titã, a maior de Saturno

A ideia do projeto Titan Lake In-situ Sampling Propelled Explorer (TALISE) é que a embarcação navegue no Ligeia Mare, um dos principais lagos do satélite, e envie para a Terra detalhes sobre o sistema de mares, lagos e rios que existe no hemisfério norte do satélite. Mas atenção: o que existe em Titã não é água, e sim hidrocarbonetos em estado líquido.
Para garantir que TALISE navegue com sucesso pelo lago de Titã, seu sistema de propulsão irá contar com remos e rodas e que serão os responsáveis por movimentar a sonda tanto em ambiente líquido quanto na superfície firme.
Titã
Entre as 53 luas conhecidas que orbitam Saturno, a Titã é a que mais se parece com a Terra. Primeiro por ter um tamanho próximo ao do nosso planeta e, segundo, justamente por contar com essa curiosa rede de fluxo de líquidos, cuja existência foi identificada pela missão Cassini-Huygens, da NASA.
Mas o satélite natural é alvo de interesse da ciência também por conta do seu ambiente. Apesar de ter uma temperatura ambiente fria demais para comportar vida, sua atmosfera é rica em nitrogênio, compostos orgânicos e cianeto de nitrogênio. Cientistas acreditam que tais substâncias tiveram papéis essenciais na formação da vida na Terra. 

Imagem de Saturno e a lua Thetys 
 Saturno: missão da NASA foi a responsável por identificar a existência de lagos, mares e rios de hidrocarbonetos líquidos no hemisfério norte da lua Titã 

Fonte:http://exame.abril.com.br

Deixe seu Comentário:
Sem comentários »
Categorias:

0 comentários:

Postar um comentário